Maturidade Profissional: um estágio a ser alcançado por líderes

Maturidade Profissional: um estágio a ser alcançado por líderes

Por Henrique Botelho

O desafio de conduzir equipes de trabalho dentro das empresas, instituições públicas e até mesmo em projetos específicos é uma tarefa que exige muito mais do que capacidade técnica e conduta comportamental adequada.

É muito comum encontrar gerentes de equipes com bom domínio técnico das suas atividades e por vezes até com bons resultados obtidos, muito embora tais resultados não tenham perenidade. Nesse sentido, estamos diante de uma pergunta, além de capacidade técnica e comportamento adequado, o que mais seria necessário para que líderes tenham resultados sustentáveis e duradouros? Talvez essa indagação não tenha uma resposta única, cabal e definitiva, entretanto, tenho notado nas minhas andanças que um fator tem sido comum a profissionais que constroem resultados duradouros com suas equipes, trata-se do que tenho chamado de “Maturidade Profissional”.

A Maturidade Profissional é uma postura na qual o líder entende o seu real papel na construção de equipes de alta performance e a partir disso passa atuar com um aliado da equipe. Essa postura só é possível quando o líder abandona de forma definitiva, a vaidade e o egocentrismo. E esses dois sentimentos são perceptíveis a olho nu, em dois momentos distintos: quando de um resultado exitoso ou diante de um fracasso ou adversidade. Normalmente quando um líder ainda não atingiu a Maturidade Profissional, cabe aqui ressaltar que nada tem que ver com a idade biológica, e obteve juntamente com sua equipe um resultado positivo, é muito comum ouvir desse líder as seguintes expressões: “Esse mês EU consegui um resultado extraordinário” “EU consegui bater a meta” “EU tive um resultado fantástico nesse ano”, até aqui não tem nada de estranho nessas falas, afinal de contas o líder também fez parte do êxito obtido. Não teria problema algum. Isso se em poucas semanas ou meses, diante de um resultado adverso, não ouvíssemos do mesmo líder e fazendo referência à mesma equipe, as seguintes expressões: “A causa do fracasso se deu em função de que a equipe não tem capacidade” “A equipe está muito despreparada” “A culpa é da equipe”, tal comportamento nos leva a seguinte conclusão: quando se ganha o mérito é meu, quando se perde a culpa é de vocês. Essa postura é mais comum do que possamos imaginar, e é a revelação clarividente de que falta Maturidade Profissional a esse pseudo líder, ou seja, esse profissional ainda não conseguiu se livrar da vaidade e do egocentrismo e isso fatalmente irá impedi-lo de construir resultados duradouros e longevos, pois estará sempre se distanciando de sua equipe.

Em tempos de acirramento da competitividade entre as empresas é fundamental ter equipes valorosas e com capacidade de se engajar e entregar valor percebido em suas relações de negócio. Para tanto ter um líder com Maturidade Profissional é fundamental, pois assim esse gestor conseguirá dividir os louros da vitória com a equipe e chamar pra si a responsabilidade da derrota e assim estabelecer uma relação de parceria e confiança com a equipe, afinal de contas confiança é essencial na construção de uma equipe de alta performance.

Podemos extrair algumas conclusões acerca do tema, se você é um líder e ainda não atingiu a Maturidade Profissional, comece a buscá-la, se você está se preparando para ser um líder, já tem talvez uma boa dica, e se você tem um superior que ainda não atingiu o estágio da Maturidade Profissional recomende a ele essa leitura. Forte abraço.

Henrique Botelho
Consultor Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!