A evolução global da pandemia do COVID-19 nos surpreendeu e impactou severamente. Sem poder trazer a influência individual sobre a situação, enfrentamos desafios completamente novos – tanto no contexto pessoal quanto no profissional. Isso pode perturbar, promover o medo e, na pior das hipóteses, bloqueá-lo. Mas isso não precisa ser assim: Podemos ser competentes para moldar a maneira como lidamos com a crise.
Um dos desafios de liderança na crise é acompanhar e apoiar lado a lado com confiança, os funcionários durante esses tempos de incerteza. Mas apenas aqueles que se mostram confiantes para lidar com crises podem transmitir confiança a seus funcionários e orienta-los com segurança. Portanto, o gerenciamento bem-sucedido dos funcionários começa com o autogerenciamento responsável na primeira etapa. Gostaríamos de mostrar como você pode fazer isso com algumas sugestões.
A arte de não se deixar cair
Todos conhecem esse colega, que aparentemente não se importa com contratempos ou fracassos. Enquanto ainda está ponderando por que seu próprio projeto falhou ou se as críticas foram justificadas, você fica impressionado com seu colega, que já está cheio de entusiasmo por novas tarefas. Por que isso acontece?
Na psicologia falam de resiliência. O conceito descreve a capacidade de resistência das pessoas, para lidar com crises, sem serem sobrecarregadas por elas.
Definição: Resiliência (lat. Resilire = recusar, voltar atrás)
- Na física, o termo originalmente se refere a materiais altamente elásticos que retornam à sua forma original de maneira elástica e flexível após a deformação.
- Na psicologia, descreve a capacidade de lidar com o sucesso e com as condições de vida estressantes e consequências negativas do estresse
A base da resiliência geralmente é formada no início da infância, mas a boa notícia é que a construção de força interior através de forte resiliência também é possível na idade adulta. A seguir, queremos nos concentrar em quatro campos de ação.
Como eu mantenho ou reforço minha resiliência?
1. Equilíbrio Emocional
Quando confrontado com uma situação estressante, o corpo reage instintivamente com as reações de estresse físico e cognitivo. Fortes emoções e sentimentos de estresse podem aumentar nosso desempenho no curto prazo agindo racionalmente, mas na maioria dos casos emoções fortes nos paralisam. Quem já teve uma conversa estressante sabe muito bem disso. O sentimento e pensamento estão fortemente conectados, e é por isso que um pode atrapalhar o outro.
Dica prática: Controlem suas emoções para que vocês possam agir!
- Quando não estamos preparados diante de mudanças, como a questão da jornada de trabalho reduzida, às vezes as emoções são tão fortes que faz sentido fazer a chamada mudança de lugar-tempo-contexto. Saia ativamente da situação, mude de local e tente obter alguma distância mental. Geralmente no dia seguinte, surge uma visão racional da situação mais facilmente.
- As técnicas de respiração são uma maneira fácil e eficaz para relaxar. Você pode fazer isso a qualquer hora e qualquer lugar. Experimente você mesmo: Inspire pelo nariz e conte lentamente até quatro segundos. Prenda a respiração por sete segundos e expire pela boca enquanto conta até oito segundos. Repita o processo quatro vezes.
2. Mindset
Em crises ou situações estressantes, geralmente surge a sensação de que nada funciona. Mesmo quando as circunstâncias geralmente não são favoráveis: Aceite as situações que você não pode mudar. Assegure-se de que você é a pessoa que decide a maneira como deseja lidar com a crise. Nossa (expectativa de) conduta interna tem uma grande influência em nosso pensamento e atitude. Use essa habilidade! As pessoas são capazes de influenciar seu próprio Mindset. Pense, por exemplo, em quão difícil é para você executar tarefas que considere insolúveis e difíceis. Focar nos sentimentos ruins significa expectar, perceber e sentir o fortalecimento do negativo. Portanto, concentre-se no positivo na respectiva situação e crie para si uma imagem positiva do futuro em que deseja trabalhar.
Dica Prática: Concentre-se nos sentimentos bons para vencer desafios com uma atitude positiva!
- Repare nas coisas, que apesar da crise são positivas. Por exemplo sua equipe tem demonstrado grande solidariedade ou são orgulhosos de que o trabalho em equipe também funcionou muito bem no ambiente de homeoffice? Foquem nas coisas boas, para influenciar positivamente sua conduta interior e, consequentemente, seu pensamento.
- Mantenha um diário de gratidão e anote três coisas pela manhã que você pode esperar ao longo do dia e três à noite pelas quais agradece ou que foram bem-sucedidas.
3. Autoeficácia
Pessoas resilientes conhecem suas próprias competências e pontos fortes. Eles estão cientes de seu próprio sucesso e têm orgulho de alcançá-lo por meio de suas próprias ações. Portanto, conscientize-se de seus próprios pontos fortes e sucessos anteriores. Pense em quais estratégias de sucesso funcionaram para alcançar seus objetivos. Quanto mais você confia em si mesmo e tem consciência de sua capacidade de agir, melhor saberá lidar com novas situações.
Dica prática: lembre-se de que você está moldando o futuro e enfrente os desafios com confiança!
- Identifique seus pontos fortes e conquistas até agora.
- Analise o status da situação atual e verifique criticamente quais medidas são viáveise sensatas. Concentre-se na solução do problema. Quais estratégias de sucesso conhecidas você pode usar para esse caso e quais habilidades o ajudarão? Defina objetivos alcançáveis e planeje pequenas, mas concretas, metas. Mantenha-se consistente na implementação.
4. Rede Social
Interatividade é um fator-chave para a construção da resiliência. Portanto, você deve ser sábio ao lidar com os relacionamentos, tanto em sua vida pessoal quanto profissional. Uma rede social é um recurso poderoso para lidar com estresse e problemas em crises. Dá força, promove o bem-estar e oferece apoio social. Isso inclui pedir e aceitar ajuda dos outros, além de poder oferecer ajuda a si mesmo.
Dica prática: construa uma rede social voltada para suporte mútuo!
- Encontre alguém que você confie para compartilhar suas preocupações e pensamentos e procure uma figura modelo que os inspire (pode ser um contato pessoal ou uma pessoa pública).
- Crie uma rede profissional e tire tempo suficiente do trabalho para amigos particulares e sua família. Liberte-se de contatos negativos que lhe roubam mais energia do que eles lhe devolvem em trocas construtivas.
Todos estamos preocupados com os novos desafios da crise, mas por favor lembrem-se sempre disso: Nós podemos moldar significativamente a maneira como lidamos com a crise.