Aprendizado precisa ser dia sim e dia também

Por Henrique Botelho

Muitas são as teorias e pesquisas que buscam apontar um caminho que supostamente leva um profissional ao sucesso na carreira. Quase todos os dias nos deparamos com livros, matérias, publicações apontando os “passos” para o sucesso, não só para o aspecto profissional é bom que se diga, estamos rodeados de receitas “infalíveis”, como: “10 passos para se tornar um profissional de sucesso”; “Seja um empresário de destaque em 5 passos”; “10 super dicas que vão turbinar a sua carreira” e assim por diante. Tais dicas e orientações são válidas e algumas fazem todo sentido, no entanto, talvez o principal fator que pode nos aproximar do êxito profissional precisa ocorrer dentro do nosso cérebro, ou seja, antes de ler os “10 passos disso ou 10 passos daquilo” precisamos treinar o nosso cérebro a aprender uma quantidade de coisas novas por dia. O aprendizado precisa ser dia sim e dia também.

Uma boa maneira de treinar o cérebro é fixar metas quantificáveis diariamente, por exemplo, 2 novos aprendizados por dia, 5 novos aprendizados por dia, 10 novos aprendizados por dia. Ao final do dia é importante anotarmos quais foram os aprendizados do dia, independentemente do que tenha sido aprendido, nesse momento devemos nos preocupar com a quantidade dos aprendizados, logo adiante iremos preocupar também com a qualidade dos aprendizados. Imaginemos uma pessoa que estabeleceu a meta de aprender duas coisas novas todos os dias, isso significa dizer que em 30 dias essa pessoa estará, sob o ponto de vista de conhecimento, 60 vezes melhor do que estava a 30 dias atrás.
Vale lembrar que o nosso cérebro tem uma cota de aprendizados diários e que a cota de aprendizado é perecível, não adianta deixar o aprendizado de hoje para ser aprendido amanhã, pois amanhã o cérebro já terá a cota de amanhã, e assim sucessivamente, cada dia tem a sua cota. Esse fenômeno foi profundamente estudado e catalogado por Abraham Maslow, ao qual foi nominado de Potencial Mental. Em outro post falaremos mais sobre o Potencial Mental.
Em nossa busca diária pra obter avanços na carreira enfrentamos adversidades constantes e tenho a crença de que o único dispositivo que nos permite superar essas dificuldades chama-se conhecimento, e conhecimento só existe em nossas cabeças [cérebro], diante disso só nos resta aprender continuadamente, afinal aprendizado tem que ser dia sim e dia também!
Te desejo muitos aprendizados no dia de hoje [e amanhã também] e até breve.

Henrique Botelho
Consultor Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!