Confira 6 dicas para gerenciar jovens talentos na sua empresa Promove Consultoria

Confira 6 dicas para gerenciar jovens talentos na sua empresa

Para competir no ambiente empresarial moderno e acompanhar as tendências de rápida evolução, as empresas precisam atrair e reter jovens talentos. Afinal, as transformações estão acontecendo rapidamente e as corporações podem perder oportunidades futuras se não se adaptarem rápido o suficiente às novas expectativas dos clientes.

A grande adversidade, porém, é que essa geração é volúvel. Muitos jovens que iniciam a carreira veem com preocupação as constantes recessões do mercado e são céticos quanto à confiança nas empresas e às posições de longo prazo. De fato, de acordo com uma pesquisa feita pela Access Perks, 71% dos jovens dizem que estão buscando ativamente um novo emprego.

Atraí-los e retê-los requer mais do que apenas um bom salário e uma boa localização. As razões pelas quais os talentos mais jovens permanecem são muito mais complexas, mas, se a sua empresa puder fornecê-las, você pode garantir bons resultados para o negócio.

Pensando nisso, neste texto, vamos explicar qual é a importância de contar com as novas ideias e perspectivas dos funcionários mais novos e como gerenciar e reter esses jovens talentos em sua organização. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de reter jovens talentos?

Antes de tudo, é preciso entender que a gestão de talentos é constituída por práticas que auxiliam a atrair, a treinar e a reter esses profissionais em sua empresa. Portanto, é um aspecto essencial para o funcionamento do seu negócio, uma vez que tem o intuito de selecionar e qualificar esse capital humano para que ele possa ajudar a organização a atingir os seus objetivos.

Tendo isso em mente, podemos dizer que reter jovens talentos é importante para a estratégia do negócio, uma vez que ele ganhará em qualidade e produtividade para os seus processos e para as suas entregas aos clientes.

Além disso, demonstrar uma preocupação com os jovens talentos gera um reconhecimento não apenas de seus colaboradores, mas também daqueles profissionais que trabalham em outras empresas, pois passa a mensagem de que você oferece uma oportunidade para que eles se desenvolvam profissionalmente — o que deixa a sua organização mais interessante aos olhos do mercado de trabalho.

Como gerenciar e reter jovens talentos na sua empresa?

Agora que você já conhece algumas das vantagens de reter jovens talentos em sua empresa, que tal descobrir como gerenciar esses ativos? Confira algumas dicas a seguir!

1. Estabeleça uma conexão pessoal

Essa geração de trabalhadores cresceu em um mundo no qual é possível personalizar todas as experiências — desde encomendar comida até encontrar a sua alma gêmea. Eles querem uma conexão pessoal, e isso inclui os deveres do trabalho, bem como as pessoas com quem trabalham. Como gestor ou líder de equipe, cabe a você criar esse vínculo pessoal.

Isso pode significar gastar um pouco de tempo com eles para mostrar que você está interessado em suas vidas. Pergunte-lhes sobre o seu fim de semana ou acerca dos planos para as próximas férias. Torne-os parceiros em seu próprio desenvolvimento de trabalho — quanto mais você souber sobre eles, maior será a probabilidade de obter o melhor de cada um.

2. Dê feedbacks

Muitos funcionários não se dão bem no vácuo, e os trabalhadores mais jovens de hoje prosperam em um fluxo constante de feedbacks de desempenho para ajudá-los a se sentirem notados e valorizados. Pode ser algo tão simples quanto um comentário passageiro nos corredores da empresa, um e-mail depois de uma ótima apresentação ou uma mensagem em uma reunião.

Isso ajuda os funcionários a se sentirem conectados e valorizados, sendo crucial uma vez que muitos deles acreditam que, se não estão satisfeitos com o trabalho, podem simplesmente sair e buscar outro.

3. Invista nos planos de carreira

Segundo a Gallup, os  jovens têm o desejo de crescer em suas profissões. Essa geração não quer apenas um emprego em uma empresa que se preocupa com a sua saúde e com o seu bem-estar — ela quer uma organização que esteja disposta a investir no desenvolvimento de sua carreira. Em outras palavras, eles não estão procurando por um emprego sem futuro.

Tendo isso em mente, ofereça oportunidades quando um funcionário atingir as suas metas de maneira consistente. Se posições superiores não estiverem disponíveis, atribua responsabilidades adicionais.

Você pode até considerar um programa de orientação de escritório para desenvolver habilidades de liderança ou um treinamento entre departamentos para ampliar os conjuntos de habilidades dos funcionários e melhorar a eficiência do escritório. Há, ainda, oficinas de desenvolvimento de habilidades que enfocam diferentes tópicos, como falar em público ou formar equipes.

4. Ofereça oportunidades empreendedoras dentro da estrutura corporativa

Estar conectado a tantos recursos e oportunidades fez com que a geração do milênio atraísse o empreendedorismo. Muitos funcionários mais jovens realizam serviços como freelancers para ganhar um dinheiro extra, ter mais liberdade e ampliar a sua visão de negócios.

Como resultado, muitos desses trabalhadores são atraídos para empresas que têm oportunidades de empreendedorismo. Alguns exemplos são o capital de risco interno e as oportunidades para criar “projetos” e até negócios menores dentro das organizações.

Isso está se tornando mais comum à medida que os empreendimentos maiores precisam encontrar maneiras de expandir e crescer em um ambiente de negócios em constante mudança. Assim, eles criam oportunidades para jovens talentos usarem todo o seu potencial.

Sem chances como essas, alguns de seus talentos mais empreendedores e ambiciosos podem “tirar as suas ideias” e sair. O empreendedorismo corporativo, portanto, será um grande atrativo para reter os mais competitivos.

5. Crie uma estrutura organizacional horizontal

Jovens talentos veem empresas burocráticas com uma longa cadeia de comando como ineficientes e desatualizadas. Eles não gostam de ter que passar por várias camadas de gerenciamento para simplesmente fazer o seu trabalho ou expressar novas ideias — é desanimador.

Os jovens têm o desejo de liderar. Quando eles sentem que a liderança é alcançável em qualquer nível, eles provavelmente se enxergam mais autossuficientes, realizados e importantes em seu trabalho.

Algumas maneiras de “achatar” a sua estrutura organizacional é tornando a alta gerência acessível e envolvida com as equipes por meio de uma comunicação instantânea, como um bate-papo da equipe. Você também pode tornar a autonomia e a comunicação abertas às políticas amplas da empresa e facilitar a conversação por meio de plataformas colaborativas em que todos “virtualmente” têm voz.

6. Tenha uma política de benefícios atrativa

Todo funcionário gosta de sentir que o seu trabalho é valorizado pela empresa, não é mesmo? Pois saiba que, para o jovem talento, ter essa percepção é ainda mais importante. Afinal, como mencionamos, essa é uma geração que necessita de feedbacks constantes para saber que está no caminho certo.

Uma das maneiras de fazer com que os seus colaboradores se sintam valorizados é implantando uma política de benefícios atrativa, que possa oferecer a eles não apenas retornos financeiros, mas também experiências únicas, como um jantar com acompanhante ou uma viagem com despesas pagas.

7. Conte com uma liderança inovadora

Os jovens talentos fazem parte de uma geração que tem outra forma de ver e viver o mundo, principalmente devido ao fato de estar sempre conectada à internet. Por isso e por conta de sua necessidade de imediatismo, é preciso contar com uma liderança inovadora, que consiga manter um diálogo com eles e alinhá-los com as políticas e os objetivos do negócio para conseguir atraí-los e retê-los em sua empresa.

8. Mantenha os colaboradores motivados com o futuro

Não importa de qual geração o seu colaborador faz parte: uma constante no mundo dos negócios é que todo funcionário precisa se sentir motivado em relação ao futuro. Porém, para os jovens talentos, esse fator se torna ainda mais importante para definir a sua permanência em uma empresa.

Portanto, para reter esses ativos, é fundamental contar com um bom planejamento de carreira, que faça com que eles consigam encontrar uma motivação para continuar trabalhando naquela organização pelos próximos anos.

9. Proporcione propósito e significado

A questão do propósito e do significado é essencial para jovens talentos. Embora tenham sido “acusados” de falta de engajamento, a verdade é que muitos dos estereótipos que atuam contra eles são, na verdade, resultados de seu desejo de criar um significado real para si mesmos e para as outras pessoas.

Então, um ambiente de trabalho que é rico em propósito e aborda um significado pelo qual ele é apaixonado deve chamar a sua atenção — mesmo que o pagamento não seja grande. O jovem talentoso médio quer contribuir com as suas habilidades para alcançar objetivos elevados, ao mesmo tempo em que causa um impacto real no mundo.

Esse desejo por significado e essa busca de propósito vêm com uma dose de energia que deve ser domada, canalizada para tarefas produtivas e incorporadas e seguidas. Se o talento jovem ficará no seu negócio, vai querer ver se você poderá atuar na liderança enquanto ele faz o trabalho. A grande liderança é exalar os valores centrais do negócio, mantendo a integridade e obedecendo quando necessário.

Então, como você pode criar um ambiente envolvente dentro de sua organização? Como a mentalidade de liderança precisa mudar para abraçar tudo que esses recém-formados podem oferecer? É uma mudança sutil, mas poderosa, e que pode fazer toda a diferença.

Nesse momento, contar com uma consultoria em gestão de pessoas pode ser uma estratégia inteligente e eficaz. E, a Promove Consultoria pode te ajudar nisso..entre em contato conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Fale conosco!